5 coisas que você pode fazer hoje pra melhorar a sua comunicação

Existe um universo inteiro de canais de comunicação, campanhas de marketing e soluções de comunicação que você pode aplicar pro seu negócio. O leque é tão grande que é preciso definir quais ações você vai optar por realizar agora ou num futuro próximo.

E, falando de negócios no geral, surgem várias ferramentas de priorização de pautas e planejamentos de ações. Uma delas, bem útil, é a matriz de impacto x esforço

 

(créditos: officeless.cc)

 

A ideia aqui é listar as pautas e classifica-las por quanto impacto elas vão causar no seu negócio e qual a dificuldade para executá-las, pensando em preço, prazo, força tarefa e conhecimento do assunto.

As que ficarem mais pra cima e para esquerda, você faz primeiro, por serem as de baixa dificuldade e alto impacto. As que ficarem mais pra baixo e pra direita, você nem faz, porque são as de alta dificuldade e baixo impacto, ou seja, vão te dar muito trabalho e trazer pouco resultado. As que estiverem no meio, você avalia. Às vezes uma ação pode dar muito trabalho mas ter um impacto interessante. As vezes ela tem pouco impacto, mas como é muito simples, vale a pena ser feita.

Pensando em comunicação, é preciso analisar seu mercado e suas possibilidades, pra definir as opções mais estratégicas. De todo modo, aí vão 5 sugestões de ações de alto impacto e baixa complexidade, que você pode colocar em prática já:

 

1 – Atualizar fotos e descrições de todas as redes sociais: Essa é uma que vale ser feita mensalmente! Estamos em constante movimento e a pessoa que entra na rede social espera ver as informações sempre atualizadas. Atualizar dados de telefone, descrição, stories de destaque no instagram e por aí vai. Pode ser que clientes tenham tentando falar com você hoje e não conseguiram, pois seu telefone está desatualizado.

 

2 – Redes sociais em modo “vitrine”: Se existe alguma rede social que você acha que tem um público potencial considerável da sua empresa, mas que você não está produzindo conteúdo ultimamente, coloque um aviso de “Estamos com essa rede parada, siga-nos na rede tal”. É claro que o ideal é ter conteúdo sempre atualizado mas nem sempre isso é possível. Nesse caso, o ideal é jogar aberto e avisar aos clientes. É melhor que saibam que essa é uma decisão pensada do que achem que a empresa está “descuidada”. Vai te custar o trabalho de 1 post mas possivelmente direcionar várias pessoas interessadas pras suas redes sociais ativas.

 

3 – Se apresentar para a vizinhança: As pessoas e empresas que estão ao seu redor (fisicamente) sabem quem vocês são e o que fazem? Pode ser simples como chegar lá e bater um papo ou com ainda de forma mais atenciosa, levando um bolo de chocolate ou algum brinde que faça com que se lembrem de vocês. (Se tiver dificuldades com isso chama a gente!). Trabalhar com empresas que estão perto é muito melhor. Pense se fosse o contrário, se você descobrisse que existe um restaurante incrível ao lado da sua casa e você indo buscar comida longe todos os dias.

 

4 – Usar sua rede social pessoal para fins comerciais: Nossas redes estão em constante movimento. Gente nova adicionada o tempo todo, seja porque antes eram desconhecidas ou porque não usavam aquela plataforma. De tempos em tempos é legal então, fazer algumas postagens contando o que a empresa em que você trabalha faz (“Sabia que eu trabalho numa empresa de comunicação? Fazemos tais serviços… Se precisar me chama!”). Grande parte das compras é feita através de indicações e, se a pessoa é sua amiga pessoal, vai se sentir ainda mais impelida a comprar na sua empresa.

 

5 – Cliente oculto: Peça a alguém que você conhece para que faça uma “varredura” em todas as suas redes, como se fosse cliente. Você pode até sugerir algumas ações como “tente encontrar tal produto” ou “veja quanto tempo leva para descobrir nosso endereço”. E colha os feedbacks da experiência (encontrou tudo o que procurava? Alguma sugestão de melhoria?). Lembre-se de pedir sinceridade total, não é hora de escutar elogios, é hora de buscar melhorias. Por vezes temos grandes gargalos de comunicação pela simples falta da visão externa.

 

E não se esqueça que, apesar dessas ações simples e de alto impacto, a comunicação é feita de trabalho consistente e progressivo. Tudo parte de pesquisa e planejamento bem estruturado, com métricas numéricas e subjetivas. Portanto, para ações de altíssimo impacto, conte com a gente.