Como criar uma mala direta que conecta marcas e clientes

Em um texto anterior já explicamos o que é uma Mala Direta. Basicamente, é um presente enviado diretamente para clientes. Mas aqui na Reklama, o “basicamente” não funciona. 

Nossa comunicação preza pelo relacionamento entre cliente e marca, a fim de gerar comunidade e tornar a empresa uma love brand. E sim, um dos nossos pilares para isso é a Mala Direta. Porém, uma mala direta pensada de forma estratégica e, claro, criativa. Não queremos entregar apenas um chaveiro, uma caneca ou algum item que se encerre em si. Queremos proporcionar uma experiência ao mesmo tempo em que alcançamos resultados numéricos desejados pela a empresa.

 

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E como fazemos isso?

Através de etapas bem definidas:

1 – Análise de contexto: É necessário compreender em que contexto aquela empresa se encontra e entender as tendências globais que a circulam. É aqui, também, que buscamos informações sobre a persona da marca e comportamentos bem específicos sobre aquele público. Esse trabalho é feito com base em dados de pesquisas disponíveis na internet, de instituições confiáveis. Pode ser importante também entrar em contato com pessoas estratégicas e analisar postagens públicas em redes sociais.

2 – Chuva de ideias: Depois de estudar o contexto, é hora de deixar o pensamento livre. Jogar ideias sobre as possibilidades daquela campanha. É importante usar referências de ações interessantes e trazer inspirações de outras áreas, permitindo a combinação de elementos de múltiplas fontes. Ao final dessa etapa sairemos com o conceito (sempre alinhado ao posicionamento da marca) e com o produto da mala direta em si. Nesse “produto” temos que nos atentar aos pontos:

  • Está criando um relacionamento?”
  • Está alinhado com o conceito?”
  • Está de acordo com a persona?
  • Está criando uma experiência marcante?”

 3 – Estratégia de ataque: Aqui definimos a mecânica da campanha, com métricas e cronograma para que toda a entrega ocorra de forma assertiva e bem planejada. Uma das chaves para a definição da mecânica é, de fato, criar um roteiro detalhado de como a ação vai acontecer, permitindo prever o máximo de eventos possíveis e mapeando todos os pontos de contato com clientes (ainda que toda ação esteja suscetível a situações inesperadas). Para as métricas, é recomendável manter um máximo de 4 ou 5, para que o foco não se disperse e a estratégia seja mais concentrada.

4 – Execução: Tendo a equipe e as funções definidas, é hora de colocar o roteiro planejado em prática e executar a ação. É extremamente necessário um monitoramento constante, visto que nosso mundo hiperconectado permite feedbacks instantâneos pelas redes sociais. E erros podem acontecer, mas a forma como eles são reparados é o que vai diferenciar marcas amadas de marcas punidas pela opinião pública.

5 – Mensuração de resultados: Ao fim da ação, chega o momento de conferir os números e entender como foi o desempenho. Um relatório pode ser gerado, em diferentes formatos, trazendo os resultados e, principalmente, os aprendizados obtidos com a ação. Um bom relacionamento é feito com tempo e várias ações, erros e acertos fazem parte, o foco no aprendizado é o essencial.

Em nosso portfólio, você pode ver uma dessas campanhas pensadas para a MRV.

Criamos uma mala direta que possuía diversos momentos de interação, gamification e diversão. Um dos brindes era uma caneca, mas não era uma caneca qualquer. O produto era personalizado, estava alinhado à persona, ao conceito da campanha e foi atrelado a uma série de experiências que potencializaram seu valor, como uma playlist exclusiva e um convite para tomar um café da manhã especial.

É muito importante tentar entender um mimo pela ótica de quem recebe. Para uma pessoa que não gosta de futebol, ganhar uma camiseta autografada por um jogador famoso pode ser nada mais que uma camiseta feia e suja de caneta. Mas para alguém que ama futebol, vê no jogador um ídolo que é fonte de inspiração, o presente representa muito mais que isso. O mesmo vale para alguém que acabou de realizar o sonho da casa própria e recebe uma caneca personalizada da construtora: significa muito mais que uma simples caneca.

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Agora, vocês puderam entender melhor um dos serviços que desenvolvemos por aqui na Reklama. Malas Diretas com estratégias bem definidas e resultados que despertam amor <3m