O que é mala direta?

A Mala Direta é um formato de comunicação na qual envia-se para clientes uma divulgação, como o próprio nome diz, direta.

Num mundo pré digital, foi bastante usada para divulgar catálogos, brochuras e panfletos. A grande vantagem era ter o produto entregue diretamente na casa da pessoa e, assim, conseguir sua atenção por completo.

 

 

Atualmente, com o crescimento das redes sociais e o surgimento da classe de pessoas influenciadoras, esse formato ganha novo significado e até novos nomes, como mimos e recebíveis. Marcas enviam os presentes e ganham em troca a divulgação de um produto ou serviço. Em geral, esse processo é combinado contratualmente e há uma remuneração pela divulgação. Mas é comum também um mimo ser enviado para pessoas estratégicas, sem nenhum combinado prévio e com a expectativa de divulgação ou apenas de relacionamento de marca.

 

 

Agora, para explorar esse tipo de ação, não é necessário contratar uma pessoa influenciadora. Empresas podem enviar essa mala direta para clientes sem ter a pretensão de ter essa divulgação como contrapartida. Em diversos livros sobre marketing, você encontrará o dado de que custa bem menos manter clientes atuais do que captar novos.

E, de fato, empresas como o iFood ou a Rappi levam isso ao extremo, chegando a oferecer cupons de desconto diariamente para clientes, fidelizando-os cada vez mais. Uma verba que antes seria pra marketing, acaba sendo redirecionada para a fidelização de clientes, teoricamente, com um custo bem mais baixo.

 Além disso, mesmo que a pessoa tenha uma audiência pequena em número, existe a chance de divulgar os “recebíveis” nas redes sociais. E isso pode gerar um interesse potente, uma vez que essa divulgação feita de forma orgânica é percebida pelas pessoas como mais verdadeira.

Na prática, então, a Mala Direta é essa comunicação entregue na porta, de forma física e tendo públicos bem definidos. Gera alto impacto individualmente e pode ter sua potência ecoada pelas redes sociais. Pode ser uma peça gráfica simples ou ter um alto valor agregado, sendo por vezes produtos caríssimos ou mimos singelos. 

Aqui na Reklama, acreditamos fortemente na Mala Direta como forma de criar marcas amadas, que se relacionam com seus clientes e criam comunidade em torno delas. Usamos de muita pesquisa pra entender o público, do planejamento para estruturar as ideias de campanha, e sempre pensamos naquele “algo a mais” pro mimo ir além de um objeto recebido. 

Clique na foto e veja a mala direta que fizemos para a MRV em uma ação de mudança de marca para os seus seguidores (se quiser conversar sobre uma ação como esta pra sua empresa, fala com a gente):